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O que são retentores?
Os retentores são elementos de vedação com função de reter óleos, graxas, sujeiras e demais fluídos em um sistema com eixos. Dessa forma, protegem o sistema de uma contaminação que prejudique o trabalho da máquina.
Ou seja, o que precisa ficar dentro do sistema (como os lubrificantes), fica. Já o que precisa ser evitado, como a sujeira, fica de fora. Como mencionado, são encontrados em incontáveis materiais. Os de borracha são uns dos principais modelos utilizados em peso em uma variedade de funções por toda a indústria.
A construção dos retentores
Os retentores são compostos por algumas peças específicas, que cumprem funções bem especiais em sua aplicação. Confira:
Vedação Principal
É a parte em contato com o eixo, retendo todos os fluídos de dentro do sistema.
Hoje em dia, em aplicações dinâmicas, os retentores podem ter nervuras especiais. Assim, proporcionam um efeito hidrodinâmico que pode ser comparado a um sistema de sucção, evitando a passagem dos fluídos.
Vedação Auxiliar
Também conhecido como “lábio externo”, é responsável pela outra parte da vedação, a externa. Assim, evita que sujeira, óleos ou demais detritos contaminem a parte interna.
Mola
Tem como principal função compensar a carga radial que o eixo recebe.
Ou seja, com o desgaste da borracha, a carga radial reduz. A mola é como um “backup”, garantindo a eficiência da vedação e mantendo a carga.
Carcaça
É a estrutura externa do retentor, possibilitando sua montagem no alojamento designado. Normalmente é feita de algum metal, como o aço.
Costas
Apoio para variados dispositivos de montagem.
Diâmetro Externo
Também pode ser de materiais ou revestimentos variados (com borracha, com metal, meio a meio, pintura emborrachada, entre outros). Se trata da interferência entre o retentor e uma superfície do alojamento.
Aplicações dos retentores automotivos
Os retentores automotivos são dispositivos primordiais para manter os veículos funcionando perfeitamente, de modo a garantir uma direção mais segura e tranquila.
Tenha em mente que a função dos retentores é impossibilitar a passagem de fluidos e impurezas entre um componente do motor e outro.
Isto é, o retentor automotivo tem como objetivo reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos que precisam permanecer no sistema do veículo, de maneira a evitar também a entrada de impurezas do meio externo, tais como areia, poeira, terra e muito mais.
Quanto à fabricação, o retentor automotivo é feito com materiais elastômeros (polímero com propriedades elásticas), borracha nitrílica e de silicone, politetrafluoretileno (PTFE) e fluorelastômero (viton) tendo como principal propriedade a sua elevada resistência a óleo.